doenças ocupacionais

Doenças Ocupacionais e Diferenças entre Doença Profissional e Doença do Trabalho

O artigo 20 da Lei 8213/90 dividiu as doenças ocupacionais em profissional e do trabalho:

“Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas:

I – doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

II – doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.

Ou seja, as profissionais acontecem no exercício de determinada função, como os trabalhadores expostos a riscos biológicos, físicos ou químicos.

Em contrapartida, as do trabalho acontecem em determinadas condições, como o labor com má postura, ou com excesso de peso e força.

Lembrando que na prática, ambas podem ocorrer, e a empresa deve indenizar o trabalhador pelo dano sofrido, com base no artigo 927 e seguintes do Código Civil.

Hoje, as principais doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho são:

– LER

A realização da mesma ação por dias ocasiona a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), tendo como exemplo a tendinite (inflamação nos tendões) — causada por esforço repetitivo de digitação.

– DORT

Os Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho são adquiridos pela má postura ou posturas anti ergonômicas. Posteriormente podem se agravar, causando a invalidez.

– Surdez temporária ou auditiva

Gerada em ambientes de constante ruído, a perda da sensibilidade auditiva pode ser temporária ou definitiva, ocorrendo de modo lento e silencioso.

– Sofrimentos psíquicos relacionados ao trabalho

Essa patologia está relacionada diretamente às pressões ocorridas no ambiente de trabalho.

Dessa forma através dos laudos médicos e exames é possível comprovar a doença ocupacional e pleitear os direitos decorrentes.

Portanto se você reduziu sua saúde devido à sua função, deve procurar um advogado(a) para se orientar melhor sobre seus direitos.

Compartilhe esse post

Confira mais posts

intervalo de 15 minutos

Intervalo de 15 minutos para as mulheres antes das horas extras A mulher tem alguns direitos específicos devido às diferenças

Leia mais